Background Image

ensino secundário

ENSINO PRIVADO 

“Um futuro de mudança, a mesma escola de confiança”

À entrada do Ensino Secundário os alunos poderão escolher um dos seguintes cursos: Curso de Ciências e Tecnologias; Curso de Línguas e Humanidades e Curso de Ciências Socioeconómicas.

O Colégio Rainha Dona Leonor tem obtido bons resultados nos Exames Nacionais do Ensino Secundário. Estes resultados são fruto de um trabalho contínuo ao longo dos ciclos e de uma forte preocupação na preparação dos alunos para a etapa que se segue: o Ensino Superior. Conscientes de que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, o Colégio Rainha Dona Leonor procura formar alunos críticos, versáteis, autónomos, criativos e empreendedores. Por esta razão, a aula não se esgota na sala da turma, nem se restringe aos conteúdos programáticos do manual, sendo proporcionados momentos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências para lá da sala de aula, como visitas de estudo no âmbito das diferentes disciplinas e/ou cursos; visitas a faculdades; visitas a empresas/fábricas; dinamização (da responsabilidade dos alunos) de debates e conferências; desenvolvimento de projetos de solidariedade e de responsabilidade social; visitas de estudo ao estrangeiro.
São disponibilizadas sessões de apoio a todas as disciplinas, no período da tarde, para além do projeto “+ Recuperação”, que consiste num apoio individualizado extra, agendado pelo docente da disciplina e da responsabilidade desse docente. Como o nome indica, esta hora servirá para recuperar alunos que em determinado instrumento de avaliação tenham obtido uma classificação negativa ou que tenham descido a sua classificação do primeiro para o segundo momento de avaliação.
No início do ano as turmas são convidadas a desenvolver um projeto nas áreas dos seus cursos, para que desenvolvam competências fundamentais para o futuro, como: a planificação e revisão de projetos, reconhecendo as diferentes etapas; a análise de situações-problema; a recolha e tratamento de dados; o domínio das TIC; a defesa de pontos de vista (argumentação); a gestão de situações complexas, entre ouras.

Curso de Ciências e Tecnologias

O curso de Ciências e Tecnologias do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite observar e organizar o espaço envolvente, compreender a ciência e a tecnologia, reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.

Curso de Ciências Socioeconómicas

O curso de Ciências Socioeconómicas do ensino secundário tem por objetivos dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite adquirir o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo nas suas principais vertentes socioeconómicas.

Curso de Línguas e Humanidades

O curso de Línguas e Humanidades do ensino secundário tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem reforçar e aprofundar o desenvolvimento das competências linguística e comunicativa, a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras na leitura e de escrita.