Hoje vou ser ainda mais feliz 
 que ontem

À Descoberta

O 1.º Ciclo do Ensino Básico constitui a base do ensino obrigatório, onde são desenvolvidas competências essenciais da vida académica. Cada área curricular é planificada tendo em conta um perfil de saída do 1.º Ciclo e visando uma articulação com o 2.º Ciclo do Ensino Básico, o que, numa escola com várias valências -como o caso do Colégio Rainha Dona Leonor - constitui uma mais-valia.  O aluno é motivado para a aprendizagem, sendo levado a descobrir a Matemática, o Português e o Estudo do Meio de forma natural e em articulação com outros projetos, como a “Escola na Horta” (modelo de garden based-learning); a Filosofia – descoberta do “eu” e dos “outros”; a Economia; a Assembleia de Turma/Grupo; visitas de campo/estudo; trabalhos de pesquisa.

Metodologias

O desenvolvimento pessoal e o bem-estar físico e emocional são uma prioridade e, por essa razão, o CRDL criou e  implementou em 2017 o projeto Mind Yourself (Educação Emocional e Mindfulness), que procura desenvolver, na criança: o autoconceito positivo em relação às suas características físicas, psicológicas e relações sócio afetivas; a consciência do pensamento/sentimento diferenciar pensamentos bons e maus; diferenciar sentimentos positivos e negativos, em si e nos outros; a capacidade de focar e manter a atenção; e a gratidão face às experiências do quotidiano.

Ofertas Complementares

As Ofertas Complementares contribuem para o desenvolvimento do aluno, quer ao nível do saber, como o do saber-fazer e do saber-estar. A oferta de Inglês no 1.º e 2.º anos (2h semanais) dão continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Pré-Escolar, sendo introduzidas, gradualmente, estruturas gramaticais mais complexas e iniciando a compreensão e expressão escritas. Já no 3.º e 4.º anos, para além do cumprimento das matrizes curriculares do Ministério da Educação, são introduzidos conteúdos adicionais, tendo em vista a continuação de estudos no 2.º Ciclo do EB. A oferta de Multimédia e Programação permite que a escola acompanhe o mundo tecnológico do século XXI, fomentando competências da era digital e permitindo que os alunos aprendam a trabalhar de forma responsável, autónoma e criativa com ferramentas desta área. As atividades extracurriculares dinamizadas no Colégio Rainha Dona Leonor procuram trabalhar de forma mais lúdica áreas como as Ciências Experimentais (que conjugam experiências das Ciências Naturais e das  Ciências Físico-Químicas); o Português a Brincar e a Hora do Conto; os Jogos Tradicionais e Populares (que fazem parte de um legado por vezes distante no dia a dia da criança do século XXI). 

Atividades Extracurriculares

As atividades extracurriculares dinamizadas no Colégio Rainha Dona Leonor pertencem a quatro áreas consideradas basilares: a Matemática, o Português, as Ciências e a Atividade Física. Nestas sessões procura-se, de forma mais lúdica, desenvolver competências relacionadas com estas áreas.

A HORTA DA NONÔ

A Horta da Nonô é uma forma de contactar com a Natureza, de conhecer, de promover o conhecimento da flora, assim como, relacionar o conhecimento teórico com a realidade objetiva.

BIBLIOTECA

O livro e a leitura contribuem para o melhoramento da competência linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria língua.

LABORATÓRIO DE ARTE

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis.

Conduta de utilização do uniforme

1. Todos os alunos deverão usar o uniforme apropriado durante todo o período em que se encontrem no colégio ou em atividades desenvolvidas pelo mesmo (visitas de estudo, períodos de interrupção letiva do Natal, Carnaval e Páscoa; férias de Verão), sendo, por isso, obrigados a possuir todas as peças que constituem o uniforme;

2. Não misturar ou combinar o uniforme formal com o uniforme desportivo, sendo este último de utilização exclusiva e obrigatória para as aulas de atividade Física e Desportiva;

3. Todos os alunos devem ir para o Colégio vestidos corretamente;

4. Por segurança dos alunos, os brincos devem estar dentro do tamanho apropriado. Não são permitidos brincos grandes ou argolas.

5. O cabelo deve estar limpo e arranjado;

6. Os alunos deverão usar o uniforme de saída aquando de visitas de estudo, salvo indicação contrária;

7. Considera-se uniforme de saída a conjugação das seguintes peças de vestuário: Menina – saia/calça, camisa e pullover (facultativo de acordo com as condições atmosféricas); Menino – calça/calção de sarja, camisa e pullover (facultativo de acordo com as condições atmosféricas);

8. O Bibe é obrigatório nos períodos de refeição e no desenrolar de atividades suscetíveis de danificar permanentemente as restantes peças do uniforme.

criativatek.com
criativatek.com
SEGURANÇA

A segurança das nossas crianças é crucial. Para garantirmos essa segurança, existem duas portarias, Norte (1.º Ciclo) e Sul. No Colégio, a entrega dos alunos do 1.º Ciclo é feita mediante apresentação do bilhete de identidade e entrada controlada pelo cartão de aluno/EE. O controlo será efetuado diretamente na portaria do 1.º Ciclo.

INTERRUPÇÕES LETIVAS

As vicissitudes do nosso quotidiano nem sempre permitem que os pais estejam com os filhos nos momentos de pausa letiva (Natal, Carnaval, Páscoa e férias de Verão). Para essas situações garantimos Atividades de Tempos Livres, com atividades programadas e períodos de praia, sempre vigiados e acompanhados por funcionárias qualificadas.

INSCRIÇÕES

CALENDÁRIO

VÍDEOS