"Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem"
Maria Montessori

A Creche e a Educação Pré-Escolar do Colégio Rainha Dona Leonor assentam em vários pressupostos: a valorização da autonomia, da responsabilização, da iniciativa e da livre expressão da criança; a relação pedagógica (Educador-Criança) personalizada, individualizada e flexível; o estímulo à pesquisa, à entreajuda e à colaboração em trabalhos de grupo; a motivação para a descoberta do mundo que nos rodeia. Para que tal seja possível, recorrem-se a diversas estratégias, como a supervisão do processo de aprendizagem; a preparação para o ingresso no 1.o Ciclo (crianças de 5 anos); a organização do espaço e do tempo que facilite a pesquisa e o trabalho em grupo; o envolvimento das famílias no processo de pesquisa; o desenvolvimento de momentos de reflexão crítica, como a Assembleia de Turma, e atividades de inspiração Montessori. Também o desenvolvimento pessoal e o bem-estar físico e emocional são uma prioridade e, por essa razão, o CRDL criou e implementou em 2017 o projeto Mind Yourself (Edu- cação Emocional e Mindfulness), que procura desenvolver, na criança: o autoconceito positivo em relação às suas características físicas, psicológicas e relações sócio afetivas; a consciência do pensamento/sentimento - diferenciar pensamentos bons e maus; diferenciar sentimentos positivos e negativos, em si e nos outros; a capacidade de focar e manter a atenção; e a gratidão face às experiências do quotidiano.


Em articulação com o trabalho feito em sala de aula, com as educadoras, surgem outras ofertas formativas: a Atividade Física e Motora e a Música (Creche e Jardim de Infância), da responsabilidade de professores do quadro do Colégio Rainha Dona Leonor; e o Inglês (Jardim de Infância).

Os grupos do Jardim de Infância (3-5 anos) são heterogéneos, opção enquadrada no projeto educativo da escola, que encara esta dinâmica de grupo como uma mais-valia no desenvolvimento integral das crianças.

Galeria de Imagens

INSCRIÇÕES

CALENDÁRIO

VÍDEOS